Wednesday, December 12, 2007

Wikis

Um WIKI é uma espécie de website, que permite uma interactividade muito grande entre os seus utilizadores, pois qualquer pessoa que deseje colaborar pode, em qualquer momento, acrescentar, apagar ou corrigir qualquer texto, de uma maneira muito fácil e rápida.

O exemplo mais conhecido de um WIKI é a própria WIKIPEDIA. O termo wiki é uma abreviatura da forma mais desenvolvida wiki wiki, que deriva de uma língua do Hawaii, e que é vulgarmente utilizada quando queremos referir qualquer coisa que se faz muito rapidamente.

O termo wiki também se refere ao próprio programa de trabalho colaborativo (wiki engine), que facilita a exploração deste tipo de sítios web.

Essencialmente, um wiki não é nada mais do que um sistema de criação de páginas web, que regista e cataloga todas as novas versões, garantindo dessa forma que, num dado momento, se reverta o processo até ao ponto que se desejar.

A um wiki podem estar associadas várias ferramentas facilitadoras da comunicação entre os vários utilizadores para a troca de ideias sobre os conteúdos do próprio wiki (email e chat) e/ou controlo das sucessivas actualizações que este vai tendo (RSS feeds).


Recomendo a visita a estes sítios - e - HAVE FUN! :)

Library and Information Science Wiki, que cobre áreas relacionadas com os Wikis e bibliotecas.

Library Success: A Best Practices Wiki, uma loja de ideias e de informação para todo o tipo de bibliotecários, onde as pessoas partilham experiências sobre programas e novas tecnologias.

Central Desktop: organize, share and collaborate. Este é o sítio onde é mais fácil e intuitivo criar um wiki. A explicação e o tutorial são fantásticos! Experimentem aqui!


Outros links úteis :

http://www.wikispaces.com/

http://www.wikispaces.com/site/for/teachers

http://wiki.org/wiki.cgi?WhatIsWiki

http://www.wikia.com/wiki/FAQ/Pt

2 comments:

mar à vista said...

UUUFFFF!
Mal me distraio, não tenho mãos a medir com e-mails. De várias proveniências, é claro!!!
Quando li o texto anterior sobre a web 2.0 fiquei com curiosidade de saber o que eram os wikis, porque já não era a primeira vez que via este vocábulo e achei que poderia ter a ver com a wikipédia e fui procurar no google. Lá estava o wikiwiki (rápido em língua havaiana); wikar; wikificar ... e também descobri a página de testes, onde se ensina a editar na wikipédia. Agora até já exigem a nossa identificação (e-mail, "of course").Estou a pensar preparar um tema e fazer o teste logo que o tempo (cronológico) mo permita.
Hoje também abri alguns dos sites propostos, mas detive-me um pouco mais no "Have Fun" e nas diferenças/versões da web 1.0 e 2.0(se a memória não me falha), mas tive que desistir, porque corro o risco de me viciar.

mar à vista said...

As nossa aulas terminaram, mas o bichinho está cá.
Desejo-lhe óptimas férias de Natal e tudo de bom.
Hoje não comento conteúdos,apenas utilizo os novos meios de comunicação. Certo???
Beijinhos
LCoutinho